Data4pt
Data4pt

 

Âmbito:
O Projeto “Data for Public Transport (DATA4PT)” decorre no âmbito de uma ação de apoio ao Programa de Transportes (PSA), do Mecanismo de Conexão da Europa (CEF), a qual se destina a apoiar os Estados-Membros no desenvolvimento e implantação das normas europeias de troca de dados de transporte público Transmodel, NeTEx e SIRI. Esta ação visa a prestação de serviços confiáveis e eficientes de informação de viagens multimodais à escala da União Europeia, incluindo os nós urbanos da Rede RTE-T.

Duração: 48 meses (2020 a 2024)

Financiamento: Portugal Programme Support Action (PSA)  | CEF- Transport Sector (100% dos custos elegíveis identificados no contrato).

Parceiros: Coordenador: UITP (International Association of Public Transport); Gestor Técnico: ITxPT; Parceiros: Organismos oficiais de Transportes da Alemanha, Áustria, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, França, Itália, Portugal (IMT); República Checa, Suécia. “Implementing Bodies” do IMT: AML, AMP, Carris, Transporlis e Armis.

Objetivos:

-    O projeto DATA4PT visa promover a partilha de dados no setor do transporte público, ao apoiar o desenvolvimento e implementação de standards e modelos de troca de dados, os quais darão resposta às necessidades dos prestadores de serviços de informações de viagens multimodais.
-    Apoiar o desenvolvimento e atualizações das normas Transmodel, NeTEx e SIRI, de modo a assegurar que, as mesmas, dão resposta às necessidades dos prestadores de serviços de informação de viagens multimodais;
-    Desenvolver ferramentas de validação de dados e plataformas de teste;
-    Auxiliar no desenvolvimento de perfis SIRI Nacionais;
-    Facilitar o uso operacional dos padrões Transmodel, NeTEx e SIRI por Operadores de Transporte Público e Autoridades de Transporte Público;
-    Promover o Intercâmbio de melhores práticas entre os Estados membros;

Mais informação sobre o projeto, no site DATA4PThttps://data4pt-project.eu/

Objetivos da participação Transporlis neste projeto:

-    Participar como um site de teste operacional na avaliação e validação das ferramentas desenvolvidas no Projeto DATA4PT.
-    Validar a conformidade e qualidade dos dados dos operadores da Transporlis, com os standards Europeus e, em particular, com os perfis nacionais que forem definidos, pelo IMT, para o NeTEx e SIRI (Para além da definição do perfil nacional SIRI, está prevista a revisão e validação dos atuais perfis nacionais NeTEx dos diferentes parceiros deste Projeto)
-    Ter a oportunidade de disponibilizar, a todos os associados, os seus dados, validados pelo IMT, de acordo com as melhores praticas europeias.


Rua Xavier Araújo,
Edificio Metro das Laranjeiras
1600-226 Lisboa


informacao@transporlis.pt