Âmbito:
Dar cumprimento ao Regulamento Delegado (UE) 2017/1926 da comissão de 31 de maio de 2017, complementar à Diretiva 2010/40/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativamente à prestação de serviços de informação de viagens multimodais, à escala da UE, em articulação com algum parceiro ou com o IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes.
Duração: 48 meses (1 janeiro 2018 a 31 dezembro 2021)
Financiamento: Portugal Programme Support Action (PSA) | CEF- Transport Sector(100%)
Objetivos:
- Acelerar a implementação da prestação de serviços de informação de viagens multimodais na UE - Ação Prioritária A, da Diretiva 2010/40/UE (Diretiva ITS - Sistemas Inteligentes de Transportes).
- Contribuir para viagens multimodais porta-a-porta, definindo as medidas necessárias para uma maior integração dos diferentes modos.
- Providenciar o acesso a dados de transporte público em formatos europeus interoperáveis (nos Pontos Nacionais de Acesso - NAP) e o acesso aos resultados de um planeador de viagens multimodais à escala local, regional e nacional.
- Promover o desenvolvimento de ITS para reservas multimodais e interoperáveis, que assegurem um sistema europeu de transportes robusto e eficiente.
Mais informação sobre o projeto: Apresentacao H2G.pdf
Objetivos da participação Transporlis neste projeto:
- Antecipar a disponibilização, em formato NeTEx, da informação estática dos operadores associados da Transporlis, de acordo com o perfil nacional que será definido no âmbito do How2Go.
- Assegurar o alinhamento do sistema multimodal de informação de viagens Transporlis com regulamentação europeia, participando como “implementing body” deste projeto CEF, coordenado pelo IMT.
- Manter todos os associados a par dos desenvolvimentos do Projeto How2GO e do que se perspetiva, neste âmbito, a nível europeu e nacional.