Objeto: Facultar o acesso aos serviços e dados Transporlis.
Âmbito: Disponibilizar os serviços Transporlis e os dados, em formato aberto, enquanto suporte ao desenvolvimento de soluções que promovam a mobilidade sustentável, na área metropolitana de Lisboa.
Objetivos:
a) Facultar acesso aos serviços Transporlis/Lisboa Viagem
- Webservices
Estes serviços foram criados para alimentar o site do Transporlis, assim como sites de outras entidades, tendo sido expandidos para fornecer informação, também, a várias soluções desenvolvidas pelos associados da Transporlis e a vários projetos, tanto a nível nacional como europeu.
O algoritmo, bem como os Webservices, foram sendo alterados para dar resposta a novos requisitos, nomeadamente para permitir a consulta dos horários do dia, numa determinada paragem; e permitir a resposta à solicitação de alguns operadores, que gostariam de apresentar a sua oferta, exclusiva ou preferencialmente.
Os serviços estão desenvolvidos em C#, framework 4.0, de acordo com o WCF - Windows Communication Foundation. A sua consulta implica autenticação do utilizador.
Como cliente é utilizada a aplicação SoapUI 5.0, pelo facto de se tratar de uma aplicação não Microsoft, baseada em Java, a qual permite identificar, facilmente, os tipos de perguntas e respostas disponíveis nos serviços do Transporlis.
- Widget
O widget TRANSPORLIS é uma pequena aplicação que permite adicionar funcionalidades do journeyplanner a sites, permitindo, aos visitantes, conhecer a maneira mais fácil de chegar aos locais pretendidos, nomeadamente instalações de entidades, através do uso dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa.
A utilização do widget Transporlis requer um pedido de registo prévio.
b) Dados abertos
- Informação estática em GTFS
o Disponibilização da informação em GTFS
A informação de todos os operadores associados da Transporlis encontra-se disponível em GTFS, uma conversão desenvolvida com o apoio do Projeto Connecting Digital Cities (CDC) do EIT Digital (EIT ICT Labs),
numa atividade coordenada pela Thales Portugal
Esta informação, inicialmente disponibilizada no “portal de dados abertos” da CML – Câmara Municipal de Lisboa, passou a estar, também, disponível no site Transporlis, sendo atualizada diariamente, desde o início de 2020.
A criação de API para obtenção da coleção completa de dados abertos (zip), requer registo prévio.
o Importação da informação em GTFS
Em curso, encotra-se o desenvolvimento de um módulo de importação de dados em GTFS, o qual em nada altera a forma atual de importação de dados dos associados, sendo apenas uma opção que os operadores podem utilizar se tiverem a sua informação disponível em GTFS e se o desejarem.
Facilitará, no entanto, a inclusão da informação de novos operadores, preparando o caminho para a aquisição e disponibilização destes dados, em formato NeTEx.
- Informação estática m NeTEx
Também se encontra em curso a disponibilização, em formato NeTEx, da informação estática de todos os operadores rodoviários, de acordo com o atual perfil nacional NeTEx.
Esta conversão é possível de realizar, de forma sustentada, com base nos desenvolvimentos efetuados no âmbito do Projeto CEF, How2GO, os quais estão validados pelo IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes.
- Informação dinâmica em GTFS RT
Estão em avaliação os requisitos de um estudo que visa identificar as necessidades de “harmonização” os dados em tempo real, de todos os operadores, para a progressão sustentada do processo de aquisição e disponibilização de informação em GTFS RT.
- Informação dinâmica em SIRI
Prevê-se que a conversão de dados de GTFS RT para SIRI decorra do Projeto CEF DATA4PT, coordenado a nível nacional pelo IMT, no qual a Transporlis participa como “Implementing Body”.