Objeto: Disponibilizar soluções amigáveis e intuitivas, que possibilitem a prestação de serviços multimodais de informação de viagens, com vista à melhoria da qualidade de serviço e à eficiência do transporte público de passageiros, enquanto suporte da mobilidade sustentável de pessoas e do acesso a mercados geograficamente dispersos.
Âmbito: Desenvolvimento de uma app (Android e iOS) e de um website com renovação da marca Transporlis (LisbOa Viagem), para a Área Metropolitana de Lisboa
Objetivos:
a) Criação da Marca Lisboa Viagem
Debatidas várias ideias, desenvolvidas pelo Prof. Filipe Trigo do ML – Metropolitano de Lisboa, sobre a marca, o design e usabilidade da futura app do Transporlis, a marca que acabou por ser selecionada, por unanimidade, encontrava-se já registada por duas das empresas, parceiras, à data, da Transporlis (Metropolitano de Lisboa e Transtejo). Estas duas empresas acordaram na sua cedência à Transporlis e apoiaram o seu registo no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
b) Criação de app Lisboa Viagem (em versão nativa Android e iOS):
Aberta uma consulta a três entidades para o desenvolvimento da app Lisboa Viagem (Android e iOS), foi selecionada a Gismédia. Todo este processo, desde a fase de preparação da consulta até à seleção do prestador de serviços, contou com o envolvimento de todos os associados.
Definidos os respetivos “termos e condições”, a app móvel Lisboa Viagem (Android e iOS) ficou disponível no final de 2019.
c) Desenvolvimento do site Lisboa Viagem
Uma vez estabilizada a usabilidade e as funcionalidades da app Lisboa Viagem, avançou-se para a criação do site Lisboa Viagem desativando, assim, o “journey planer” do site Transporlis.
Neste processo voltaram a ser revistos vários aspetos de usabilidade, que foram, também, incluídos na app Lisboa viagem, por forma a uniformizar as facilidades de navegação disponíveis nas diferentes interfaces com o utilizador.
Adaptados e atualizados os ”termos e condições” da app móvel para o site.